O que é um template, vantagens e desvantagens!

Um template é um conjunto de arquivos que determinam a estrutura e o aspecto visual de um site. Sua principal vantagem é reduzir o tempo e custos no desenvolvimento de um site.
Um template é a solução ideal para quem deseja ter seu próprio site, pois permite resolver os gráficos do site de forma rápida e eficiente. Claro que vai depender, entre escolher um template ou comprar um design web personalizado.
Como recomendação pessoal, eu acho um excelente template pode ser resolvido em muitos casos o aspecto de design de um site, especialmente quando se trata de empresas ou freelancers que estão apenas começando ou que ainda não tenham definido a sua imagem corporativa.

No meu caso, quase todos os sites que administro utilizo templates gratuitos….
 
Segundo o especialista em desenvolvimento web Ronaldo Diniz, apresentamos as vantagens e desvantagens de um template:
Custo inicial reduzido
Comprando um template você pode desembolsar algo em média de 200 dólares (na template monster você pode encontrar temas por 180 dólares), essa vantagem é tão grande que acaba ofuscando outras vantagens, eu mesmo tenho dificuldade de pensar em outras.
Reduz o tempo de criação do site
O template está pronto, então é só baixar e instalar. Claro que você vai precisar ainda configurar as páginas estáticas e blocos estáticos, mas isso também já vem semi-pronto.
Grande variedade para escolha
Existem vários sites especializados em venda de temas para todas as plataformas e variedade é que não falta, procurando bem você pode encontrar o tema que se adéqua ao seu negócio.
Desvantagens de um tema pronto
Não se engane, existem sim desvantagens em se adquirir um tema pronto e aqui eu vou citar algumas que considero muito importantes considerar, mas que passam por desapercebido por muitos
Custos indiretos que não são previstos no início do projeto
Algo que não se fala muito quando se compra um tema pronto é que 99% das vezes o tema exige um bom conhecimento em áreas que não são comuns para os administradores de loja e com isso acabe contratando um profissional da área de desenvolvimento ou de design para isso. Além disso, não é difícil receber pedidos de adaptação de temas, seja porque algum módulo não fica correto no tema, seja porque precisa mudar todas as cores e por aí vai. Adaptar um tema pode sair mais caro que criar um com todas as suas solicitações, pondere muito bem isso
O tema é pesado
elefanteÉ comum que temas prontos tenham as funções de personalizar cores, imagens e medidas. À primeira vista parece ótimo, mas eu tenho uma opinião muito forte sobre esses temas: todos eles, sem exceção, deixarão seu site ou loja mais pesado e é péssimo pra SEO.
Isso se deve ao fato de que pra ter uma área de personalização na área administrativa (backend) é preciso implementar recursos que se o tema fosse do jeito que você queria não precisaria. OK pra um WordPress da vida isso não é muito significante, mas pro Magento isso tem muito impacto já que ele é bem mais pesado e queremos deixar ele o mais enxuto possível.
São todos iguais
Eu nem to falando do risco que você corre de encontrar outro site com um tema igual ao seu, temas prontos não tem exclusividade e mesmo que você pague pra isso (em média um tema pra se exclusivo e não ser vendido custa 20 vezes mais (no templater monster encontrei temas que a licença simples custa $180 enquanto que para ter exclusividade sairia a $4500), o que eu quero dizer é da sensação que tenho quando olho tantas lojas, dá pra perceber que aquele tema foi comprado, isso porque tem certas características que são inerentes, por exemplo, praticamente todos os temas de Magento têm um slideshow de um canto a outro, seguido de uma área de banners, com outras áreas que você tem que preencher com conteúdo pré-definido, quando vejo isso eu fico com a sensação de já ter visto esse modelo, temas prontos tem uma estrutura muito parecida que não é pensada na solução para o lojista, mas porque fica mais bonito na vitrine e acaba vendendo bem.
Só é bonito na vitrine
Emendado no item anterior, uma coisa que percebo muito é que temas à venda são muito mais bonitos na demonstração do que depois de aplicado, isso porque quando na vitrine o tema está com muitas fotos de qualidade e o máximo de recursos que muitas vezes você nem vai usar, então fica uma dica, não se iluda com temas com muitas imagens grandes, pense no que você precisa, provavelmente você não utilizará de 6 banners em cada tela, pense sempre como vai ficar o tema com o seu conteúdo.
Luis Paul@Net
Com ajuda de Ronaldo Diniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...