O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa, blog ou qualquer plataforma.

A ideia principal do Inbound Marketing não é ir atrás do cliente, e sim despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
Neste sentido o Inbound Marketing é chamado o “novo marketing” o “marketing de atração” que contrariamente ao marketing tradicional (que empurra publicidade), o novo marketing cria relacionamento com o consumidor.

A metodologia do Imboud Marketing explicada por hubspot
A estratégia de Inbound Marketing combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro ações:
Atrair o tráfego de visitantes;
Converter visitantes em leads;
Fechar leads em clientes;
Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Todas essas etapas são feitas por meio de ações e técnicas integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc), que são monitoradas por uma ferramenta, assim é possível mensurar e analisar os resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.
Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não interruptivo. Assim, ele ganha a atenção dos potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.
Dessa forma, o Inbound marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.
Saulinho Madeiros oferece no seu blog alguns dos meios que utilizamos:
Blog: Todo trabalho de Inbound Marketing começa com um blog produzindo conteúdo de qualidade. Não há outro meio mais correto para atrair visitantes do que um bom blog.O conteúdo trabalhado no blog deve ser baseado nas personas previamente criadas, educando elas, tirando suas dúvidas e conquistando o seu respeito e admiração.Veja esse tutorial sobre como criar um blog pessoal ou corporativo.
Social Media: O Brasil é um dos países onde o internauta mais passa tempo em redes sociais.O Facebook é a principal rede social da atualidade, mas isso não quer dizer que ela sempre será a melhor para seu público. É preciso entender onde seu público está e interagir com eles através do tipo certo de conteúdo para cada rede.
SEO: O trabalho de SEO é essencial para qualquer estratégia de Inbound Marketing. O processo de pesquisa por um produto ou serviço é comum entre a maioria dos usuários na internet atualmente.Não estar posicionado nos buscadores para as palavras que seus prospects pesquisam significa perder leads diariamente.Entenda mais sobre as técnicas de SEO nesse texto.
Landing Pages: as pessoas que ainda não conhecem sua marca, serviço ou produto, serão direcionadas, ao pesquisar, para uma página – e essa página é parte essencial do ciclo de compra.Ela precisa ter o conteúdo certo e conseguir passar as informações necessárias para que os estranhos avancem em seu ciclo de compra.Entenda como criar landing pages.
Converter: sua empresa pode já ter um tráfego bom mas ainda assim não gerar muitos leads, e isso ocorre com muitas empresas atualmente.Precisamos, agora, converter esses visitantes em leads, adquirindo suas informações. É necessário ter ao menos o email do lead para iniciar o processo de conversão.Para conseguir essa informação é necessário oferecer algo em troca, como um e-book, um whitepaper, uma consultoria grátis e etc.
É necessário então desenvolver algumas estratégias para qualificar esse público e conduzir os visitantes a leads.

Luis Paul@Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...